terça-feira, 20 de setembro de 2011

A vinagreira


 
                  
Figura: Vinagreira
                  Fonte: http://olhares.uol.com.br/vinagreira_foto756103.html

A Hibiscus sabdariffa, também conhecida como vinagreira é um vegetal originado da África oriental e tropical, chega a aproximadamente 2 metros de altura, pode ser encontrada no estado do Maranhão e frequentemente em regiões de altas temperaturas, não exige solo muito fértil e é resistente ao ataques de insetos, é de muito fácil cultivo. É utilizada em alguns pratos como: arroz de cuxá, gelatina natural, picles, vinagre e chá.
Na Europa, onde também são preparadas infusões com as suas flores rosadas com fins medicinais (Fernandes, 2001).
Ela é uma das maiores fontes de ferro vegetal, segundo pesquisa realizada na Universidade Federal do Maranhão. As substâncias mais importantes encontradas na vinagreira são vitamina C, tatinos e oxalatos.
Suas partes mais utilizadas são os caules secos no sol e as folhas, tem também como propriedades terapeuticas função diurética, laxante, expectorante, protetor da mucosa estomacal. Também abaixa a taxa de lipídeos no sangue, efeito vasodilatador.
Os naturalistas utilizam dela para fazer gelatina, usa-se gelatina incolor com o chá do hibisco, adoçada e decorada com seu tom avermelhado. No Caribe ela é usada como adstringente e expectorante.



Livro: FERNANDES, Caloca; Viagem Gastronômica através do Brasil, São Paulo, Editora Senac São Paulo. Encontrado em: http://www.submarino.com.br/produto/1/21500716/viagem+gastronomica+atraves+do+brasil





Referencias:



Componentes:
Elisa Cerminaro
Gabriela Bittencurt
Júlia Ruiz
Larissa Falzoni

Orientador:
Chef Jorge da Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário