segunda-feira, 19 de setembro de 2011

QUIABO


O quiabo tem origem africana e foi trazido para o Brasil junto com os escravos, o fruto quiabeiro é um das raízes culturais mais bonitas da culinária brasileira. Está sempre presente em pratos típicos, principalmente os da região sudeste do país, pratos muito conhecidos nessa região é o frango com quiabo e o refogado de carne com quiabo, uma tradição dos mineiros.
            Figura 1: flor do quiabo

Além de ser reconhecido na culinária pelas diversas formas de preparo e por acompanhar diversos pratos, o quiabo também possui qualidades medicinais e terapêuticas, conhecido por ter ação emoliente e laxativa, em forma de chá ajuda em afecções do aparelho respiratório (GONSALVES, p.92, 2002).
Além disso, seus aspectos nutricionais são ótimos visto que 100g de quiabo fornecem 49,4 calorias, com a porcentagem de 88,6% de água, minerais e vitaminas. (GONSALVES, p.92, 2002).

 
 
Figura 2: quiabo


Curiosidades
Muitos talvez não saibam mais o quiabo tem outros nomes, de acordo com a região para a qual é consumido ele recebe diferentes nomes, como nafé, quimbobô, gombô, quimbombô e gobo.
O quiabo desagrada a muitas pessoas devido a sua gosma, que se solta durante o preparo, usar algum tipo de ácido, como limão e vinagre, ajudará a eliminar a “baba”<!--[if !supportFootnotes]-->[2]<!--[endif]-->.




Leia a matéria:
DIABO VIRA QUIABO E EIS UMA PROPAGANDA!
    

Figura 3: propagando usando o quiabo.
  
Livro: Livro dos Alimentos






Componentes:
Alexia Anibal,
Ana Claudia Marins
Anieli Scarpelini
Elena Vergueiro
Leonardo Facio

Orientador:
Chefe Jorge da Hora

Maiores informações

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário