terça-feira, 13 de setembro de 2011

Porco: uma versatilidade gastronômica.





Figura1: Carne de porco

 A carne de porco que encontramos na alimentação cotidiana está ligada com a época do descobrimento. “O porco, em termos de versatilidade, podia ser considerado a versão animal do milho.” (MULTISSABORES, 2000).  Sendo isso uma das razões que o porco tornou-se símbolo da gastronomia da região sudeste.

“Sabe-se que dado ao total interesse do colonizador pela atividade mineradora, pouco ou nada sobrava de mão de obra para as atividades de plantio ou criação de animais”. (CORREIO GOURMAND)
“Isso nos levou ao uso abundante dos porcos nas Minas Gerais do século 18 pois, para a sua criação bastavam as "lavagens", restos de alimentos que acrescentados a outros produtos nativos como bananas e inhames, compunham a ração necessária para a fartura de banha, torresmo, carnes, lingüiça e lombo”.   (CORREIO GOURMAND)
“A carne, muito saborosa, podia ser consumida fresca. Numa época em que a troca de mercadorias era tarefa complicada, criar em casa um animal do qual tudo se aproveitava tinha valor inestimável” (MULTISSABORES, 2000)



 Figura 2:  Raça alentejana
 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNN5xYRcvDLZTBHbpAB3ZmOLYFbdEvRDf-75UXBXwNXmpzRlB6KWHrCT_5c4L073kB00qaE2m6mQ1WQMP1XTyMSyVs8pxe73krxeSaIqs4wtLkyTNYpckKj3uy3P8lb-bZdq4RhXXeREI/s400/T%C3%ADtulo+da+Imagem+%E2%80%93+O+Porco+Alentejano+%E2%80%93+O+Amor+n%C3%A3o+escolhe+beleza,+ra%C3%A7a+ou+cor+de+pele..JPG



A carne suína apesar de ser consumida mundialmente, e com grande variedade de raças, e receitas; há ainda problemas religiosos relacionados com o consumo da carne de porco. O que ensina o Islam sobre a carne de porco?

Uma pergunta que para muitas pessoas causam, revolta, mas respeitando toda uma crença, tem uma explicação sutil com relação a este tabu. O porco é absolutamente impuro, e a sua carne, a gordura, etc., bem como o uso do seu coero ou de quaisquer outras partes, são estritamente proibidas: Allah disse em varias passagens do al-Qur´an sagrado: "São-vos proibido para alimentação: a carne putrefata, o sangue, a carne de porco..."  (5ª: 3). (RELIGIÃO DE DEUS)
Então vemos diversos meio de se consumir uma carne de sabor próprio, com vários meio de se obter subprodutos. Uma carne que tem grande valor cultural, e biológico.

Blogs relacionados:
Religião de Deus:

Correio Gourmand:





Livro: Multissabores: A formação da gastronomia brasileira.
Onde achar?





Componentes:
Bernardo Pfaff
Caio Augusto
Isabela Rosin
Juliana Mitie

Orientador:
 Chefe Jorge Da Hora


















Nenhum comentário:

Postar um comentário