terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dourado o rei do rio


 
Figura 1: Pantanal

Segundo Barbosa Lessa, autor do texto “A culinária Gaucha” , do livro “Do Pampa à Serra, os sabores da terra gaúcha”, o peixe é um dos alimentos básicos do pantaneiro, desde os nativos até o homem contemporâneo. A riqueza alimentar, a quantidade e a variedade de espécie sempre estiveram presentes. Com essa abundancia de peixes, atraíram muitos pescadores para a região, tanto pessoas do país e do exterior. Com isso, obrigou o governo a decretar a proibição da pesca no período da piracema e da utilização de redes para a pesca de larga escala. Assim garantindo a preservação de varias espécies e também para o pescador turista.
Lessa afirma que por consequencia do transbordamento da planície pantaneira, a região se tornou um criadouro de peixes naturais, com isso pode-se afirmar que é o maior do mundo em seu estado selvagem. São encontradas muitas espécies, como o pacú, dourado, pintado, surubim, cachara, jaú, jurupoca, jurupecem, barbado, matrinxã, piraputanga, tucunaré, piapara, traíra, cascudo, curimbatá, piranha, piau, sarapó, cascudinho, lambari, entre muitos outros. Com essa pesca abundante, se tem os deliciosos pratos cozidos, ensopados, moqueados, fritos, assados que são apreciados tanto nas cozinhas nacional como também na internacional. Os pescadores limpam os peixes na beira do rio e colocam em uma vara de bambu e depois sai com a vara no ombro andando pelas ruas da cidade para comercializar seu produto.
Haroldo Palo Jr. diz em seu site que o peixe dourado é o peixe d’agua doce mais cobiçado troféu de pesca. E o pacu representa um dos peixes mais importante para a pesca amadora e profissional, sendo pescado em quantidade considerável.
Os pratos mais conhecidos é o pacu frito dourado assado, pintado ensopado, fritada de peixe menores, acompanhados de um caprichado pirão.  As ventrechas fritas de pacu e o famoso caldo de piranha, são encontrados em todos as lanchonetes, restaurantes e bares.

Figura 2: Peixe Pacu
            Autor: Haroldo Palo Jr.



Figura 3: Peixe dourado
Autor: Haroldo Palo Jr.





  
Livro: Do Pampa à Serra. Os sabores da terra gaúcha.
 Onde achar?



Componentes:
Aron Guerche
Cristiane Harumi
Daniel Chad
José Molck

Orientador:
Chefe Jorge da Hora

<!--[if !supportFootnotes]-->

<!--[endif]-->
<!--[if !supportFootnotes]-->[1]<!--[endif]--> http://canalazultv.ig.com.br/fotos.asp?Pages=1&id_Sec=7&id_Sub=15&id_Con=208
 <!--[if !supportFootnotes]-->[2]<!--[endif]--> http://canalazultv.ig.com.br/fotos.asp?Pages=1&id_Sec=7&id_Sub=15&id_Con=128

Nenhum comentário:

Postar um comentário