terça-feira, 20 de setembro de 2011

Lingüiça de Maracaju


         Figura: Lingüiça de Maracaju

É feita artesanalmente nas fazendas da serra de Maracaju no Mato Grosso, é de carne bovina cortade em cubos. A carne escolhida sempre é carne gorda como o coxão mole, miolo de paleta, alcatra e entre outras. Os temperos são sempre sal e alho e um poco de pimenta vermelha, mesmo que não queira um resultado apimentado, ela ajuda a realçar o sabor. Os segredos são nunca usar o suco de limão e em seu lugar usar um poco do suco da laranja azeda, sempre misturando em uma bacia de ceramica. As tripas são compradas nos mercadose ficam de molho na água fria para que fiquem moles e elas não são furadas, pois isso perde a suco da carne. (FERNANDES, 2001)
Sua origem esta ligada as famílias que colonizavam a serra de Maracaju, que vieram do triangulo mineiro, onde produziam a linguiça caseira suina e foi substituida pela de boi. Como havia uma certa dificuldade de armazenação da carne, as carnes de primeira eram usadas na lingüiça e o resto era para fazer o charque. Essa lingüiça foi o primeiro embutido artesanal feito de carne de boi.
Essa lingüiça já entrou para o Guiness Book em 1998 como a maior linguiça contínua do mundo, com 31 metros de comprimento e hoje chega a 48 metros.
Existe uma festa da linguiça, desde 1994, onde chega a servir 20 toneladas de linguiça. Em Maracaju também tem a casa de linguiça, a fábrica que produz 400 kg por mês.



Livro: FERNANDES, Caloca; Viagem Gastronômica através do Brasil; São Paulo, Ed. Senac São Paulo, 2001.



Sites



Componentes:
Elisa Cerminaro
Gabriela Bittencurt
Júlia Ruiz
Larissa Falsoni

Orientador:
Jorge da Hora


Nenhum comentário:

Postar um comentário