terça-feira, 20 de setembro de 2011

Caju

O nordeste do Brasil é uma região repleta de belas paisagens naturais e com uma grande diversidade cultural. O mar que banha essa área trás uma gama de peixes, mariscos, e crustáceos. Essa região dispõe também muitas frutas típicas, das quais vou destacar o caju.
 Afirma Felippe (2005) que o caju é fruto do cajueiro, e é composto pelo fruto, que é a castanha-de-caju, e o pseudofruto, que é a parte suculenta, carnuda, pode ser encontrado amarelo ou avermelhado e tem o formato de pêra. Essa parte é o pedicelo da flor do caju, que no seu auge, quando está muito inchado, carrega a castanha-de-caju.

Figura: cajus amarelo e vermelho




    Figura: Pedicelo Inchado


Esse falso fruto contém uma grande quantidade de vitamina C, e em quantidades menores o cálcio, ferro, potássio, Carboidratos, fósforo e vitaminas A e B, alem de possuir elementos coagulantes, que o faz ser usado medicinalmente. (PORTAL SÃO FRANCISCO)
De acordo com Felippe (2005) ele também pode ser usado na produção de doces, sucos, sorvetes, vinagres e vinhos. Os indígenas brasileiros faziam o vinho em festas especiais e o chamavam de "macororó" ou "mucororó". Os índios também contavam, a partir da floração do cajueiro, os anos. E até hoje se ouve dizer: " de caju em caju" como quem diz: "de ano em ano".
Já a castanhas que é rica em proteínas e gorduras, deve ser consumida torrada, pois, enquanto verde possui um alto teor de ácidos que queima a mucosa bucal. Entretanto, no nordeste brasileiro essa castanha, ainda verde, é conhecida como maturi, e é usada em pratos típicos da região, como a frigideira de maturi, só que mesmo assim elas passam por processos de cocção que eliminam esse ácido. (FELIPE, 2005)
Da castanha-de-caju também se pode utilizar o óleo, conhecido como cardol, ele é um óleo resinoso, e seu uso é grande na fabricação de vernizes, isolantes e inseticidas. (PORTAL SÃO FRANCISCO)
A gordura da castanhas também fez com que ela parasse de ser consumida poe algum tempo,  da castanha também fez com que ela parasse de ser consumida por algum temo, pois achava-se que possuía uma gordura maléfica a saúde. No entanto, essa ideia foi substituída por uma nova orientação nutricional, a qual apresenta a castanha-de-caju como "super estrela nutritiva", por ter uma gordura benéfica a saúde. Hoje ela é muito prestigiada nutricionalmente, por conter uma gordura insaturada, a qual é importante para a saúde do coração. Elas possuem aminoácidos que desempenham papéis importantes contra doenças cardíacas, por se converterem em óxido nítrico, uma substancia cuja função é alargar as artérias, diminuindo a pressão sanguínea, podendo assim evitar ataques cardíacos fatais. (SINDICAJU)



Figura: Castanhas-de-Caju
Fonte:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/caju/caju-4.php

O Cajueiro é uma árvore que pode atingir até 8 m de altura, apresenta copa proporcional ao seu tamanho, arredondada chegando a alcançar o solo, podendo enraizar e formar novos troncos, que geralmente tortuoso e ramificado. (PORTAL SÃO FRANCISCO)
No Rio Grande do Norte, mais precisamente no município de Pitinga, está localizado o maior cajueiro do mundo, ele tem cerca de 90 anos e dizem que a sombra produzida por sua copa, cobre o equivalente a um campo de futebol. Lá os troncos secundários já se confundem com os primários. Desse tronco pode-se obter uma substância gomosa, similar à goma arábica, que pode ser usada na preservação de livros. (FELIPE, 2005)



       Figura: Maior Cajueiro





REFERENCIAS:


FELIPPE, Gil, Frutas: Sabor a Primeira Dentada, São Paulo: editora SENAC São Paulo, 2005.



Componentes
Ana Carolina Cabianca de Vasconcellos,
Fernanda Palladino,
Giselle Fernandes,
Julia Cella


Orientação:
Chefe Jorge da Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário