sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Guaraná

 

     Figura 1: Guaraná

Por volta de 1669, período em que acontecia uma expedição a Amazônia, o jesuíta João Felipe Betendort registrou em suas pesquisas a existência de uma bebida bastante consumida pelos indígenas. Era preparada a partir de uma semente e acreditavam que ela tinha o poder de aliviar a dor de cabeça e a febre. Mas o guaraná só veio a ficar conhecido pelos europeus pelo alemão naturalista Carl Von Martius, ele observou que os índios sateré-maués que a cultivavam, produzia uma bebida amarga e estimulante. Mais tarde, quando pesquisada pelos europeus, foi constatado que o guaraná apresentava a presença de cafeína, que causava a excitação em conseqüência de sua ingestão (CTENAS et al., 2000). Para os indígenas, a melhor explicação para os poderes do guaraná era sobre uma historia de amor, tragédia, magia, intervenção do sobrenatural (SILVA, 1991). “Conta a lenda que o guaraná é um fruto nascido dos olhos do filho da curandeira Onhiamuaçabê”(CTENAS et al, 2000).
O guaraná é um produto naturalmente brasileiro, podendo ser conhecido também como naranazeiro, uarana, guaranaúva e guaranaína. Cresce na região de Maués junto a trepadeiras e grandes arvores, ao longo dos rios Madeira, tapajós e Amazonas. Já era cultivado pelos indígenas, e atualmente, somente o Brasil o produz.  Existem apenas duas variedades de guaranazeiros, ambas pertencendo à mesma família sapindáceas sendo descobertas em 1937. Diferenciam-se pela produção da semente, sazonalidade, porte da planta e tamanho dos frutos, conhecidos como Sorbelis e Cupana.
A empresa Embrapa realizou um estudo para a modificação das mudas de guaraná devido o produto ser produzido em baixa quantidade no Brasil devido o uso de suas variedades não melhoradas, guaranazais com idade avançada, alta incidência de pragas e doenças e falta de tratos culturais adequados. Então foi desenvolvido modificações genéticas para seu melhoramento e com isso a produção vai aumentar de 150 quilos de sementes secas por hectare para 640 quilos por hectare chegando até a 1 tonelada por hectare por ano. Temos essa possibilidade devido a seleção das plantas com melhor produtividade da região, e também por terem resistência a pragas, assim podendo evitar a utilização de agrotóxicos.
É bastante usado na indústria farmacêutica e na produção de refrigerantes, xaropes, sucos e pó. É usado principalmente como um estimulante, mas também possui características afrodisíacas, ação Tonica cardiovascular, combate a cólicas, nevralgias e enxaquecas e ação diurética e febrífuga.
A cada 100g de guaraná podemos adquirir as seguintes propriedades: Quantidade Cafeína 3,16 %, Água 5,9%,  Amido 46 %,  Ácido Tânico 11,15 %,  Fibra Vegetal 2,91 %,  Cálcio 104 mg,  Ferro 7,1 mg,  Fósforo 152 mg,  Potássio 618 mg,  Tiamina 0,66 mg e  Vitamina A 395 U.I. A cafeína, quando presente no guaraná em pó é apresentada em maior quantidade do que no café, chegando a ser quatro vezes maior, tendo efeitos por até seis horas em média.

 

Figura 2: Da esquerda para a direita: sementes descascadas, pó e sementes torradas de guaraná.



 Helena Tassara , Silvestre Silva

Frutas das Terras Brasileiras

Editora: C2 Editora    






Componentes:
Alexia Anibal
 Ana Claudia Marins
Anieli Scarpelini
Elena Vergueiro
Leonardo Facio


Orientador:
Chefe Jorge da Hora









Nenhum comentário:

Postar um comentário