terça-feira, 13 de setembro de 2011

O moquém Indígena


 

Título: Moquém

Quando fui designado a escrever sobre alguma cozinha regional brasileira e suas influências não sabia sobre o que escrever, e por que não escrever sobre uma das principais influências na cozinha brasileira? E claro voltar as nossas raízes. Por isso decidi falar sobre o moquém um método no qual os índios usavam para conservação dos alimentos. E em qual região ele era mais presente? No Norte do Brasil. Apesar de ter índios no Brasil inteiro, foi no norte que o moquém se expressou mais forte.
O moquém é um método de conservação de alimentos em que:

[...] os selvagens a preparam a sua moda moquando-a; os americanos enterram profundamente no chão quatro forquilhas de pau, enquadradas à distância de três pés e à altura de dois pés e meio; sobre elas assentam varas com uma polegada ou dois dedos de distância uma da outra, formando uma grelha de madeira e que chamam boucan. Têm-no todos em suas casas e nele colocam a carne e revirando de quarto em quarto de hora até que esteja bem assada. Como não salgam suas viandas para guardá-las, como nós fazemos, esse é o único meio de conservá-las”. (LERY apud CASCUDO, 1983, p.98).

Hoje em dia podemos observar nos churrascos do Sul a grande influência do moquém, o método na qual eles assam a carne é bem parecido com o moquém. As carnes ficam nos espetos em uma churrasqueira e são virados de tempo em tempo, assim os pedaços assam igualmente de todos os lados. Outro prato que vemos essa grande influência é o porco no role, que é praticamente um moquém um pouco modificado: o porco fica em um espeto sobre uma fogueira e é virado de quarto em quarto de hora, e não tem como intenção a conserva e sim o consumo, por isso fica mais tempo assando. O porco fica suculento e apresenta cor, aroma e sabor maravilhosos.
Com o passar do tempo surgiram novos métodos de conservação de alimentos, esses sendo melhores e mais fáceis (freezer). O moquém hoje em dia perdeu sua função já que surgiram esses novos métodos que tem mais qualidade e eficiência.
Voltar as nossas raízes, conhecer sobre a cultura do nosso país e de onde surgiu é sempre interessante. Uma cozinha não é feita apenas de produtos e pratos, mas também de história, essa sendo o princípio de toda cultura e características da culinária de algum lugar.
O moquém é um exemplo histórico que utilizamos na cozinha, é um método de conservação típico indígena, muito evidenciado no norte, que foi utilizado, aprimorado e hoje pode ser visto como influência a alguns métodos de cocção que se tem no Brasil.



Livro: História da Alimentação no Brasil

Componentes:
Aron Guerche
Cristiane Harumi
Daniel Chad
José Molck

Orientador:
Chefe Jorge da Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário