Na região do Rio Grande do Sul, uma técnica regional muito utilizada é o fogo de chão. Normalmente é feita a carne bovina ou a carne de ovelha. Esta técnica foi herdada pelos índios guarani, que cavam buracos no qual eram colocadas folhas verdes e terra e depois ateavam fogo.
Figura 1. Fogo de chão
Contudo com o início da colonização do Rio Grande do Sul, a folhas e a terra foram substituídos pela lenha e posteriormente pelo carvão. Os índios guaranis que temperavam as carnes com as cinzas das folhas foram substituídos pelo uso do sal grosso.
O método de cocção para carnes e peixes utilizado pelos índios encontrados, principalmente na região norte, era o moquém. Colocavam o alimento sob uma esteira com tripé de varas sobre uma fogueira. O sabor ficava entre grelhado e defumado. Este era também método de conservação dos alimentos, uma vez que não possuíam o conhecimento sobre o sal.
Figura 2. moquém indígena
O tradicional churrasco de costela é temperado apenas com o sal grosso e preparado com o fogo de chão. Dependendo do corte da carne são necessárias mais de 6 horas para ficar pronto.
Figura 3. Rio Grande do Sul; Abril Coleções
Onde achar? http://www.lojaabril.com.br/detalhes/cozinha-regional-brasileira_rio-grande-do-sul_volume-03-96515
Figura 4. Gastronomia no Brasil e no mundo
Onde achar?
Componentes:
Bernardo Pfaff
Caio Augusto
Isabela Rosin
Juliana Mitie.
Orientador:
Chefe Jorge Da Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário