terça-feira, 20 de setembro de 2011

Butiá






Figura 1: Butiá


O termo butiá é a designação comum ás palmeiras do gênero Butia, há nove espécies conhecidas provenientes da América do Sul, possuem estipe médio, longas folhas penatifidas us.em obras trançadas, e pequenas drupas comestíveis, com semente oleaginosa. Os frutos globosos medem 1,8 centímetros de diâmetro e polpa de frutos maduros é carnosa, sem fibras e adocicada. No seu interior contém 1 a 3 sementes, a propagação é feita por sementes de moderada capacidade de germinação e demora 2 a 3 meses para sua emergência, são usados no preparo de sucos, geleias e como tempero de aguardente. (SANTANA, 2010)
Suas frutas são minúsculas, tecidas no formato de um globo, igualmente amarelas e tornam-se maduras durante o verão. Elas são consumidas naturalmente e de sua polpa são fabricados o licor e o vinho. Da semente é aproveitado um azeite que pode ser perfeitamente utilizado a gastronomia. O tronco, de longa duração, é utilizado para a edificação de estruturas grosseiras. As folhas são largamente usadas na confecção de chapéus, cestos, cordas, entre outros produtos. É proveniente da Região serrana dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. (SANTANA, 2010)
Os espécimes cultivados no Paraná têm um alto teor de Vitamina C, acidez total, ácido cítrico e málico e sólidos totais; enquanto os de Santa Catarina apresentam maior quantidade de glicidios redutores em glicose, sólidos solúveis, umidade e pH. Afirmam os estudos que estas distinções podem ser explicadas pela ocalização geográfica destes estados, a modalidade da terra tipica de cada um, o grau de exposição solar, o clima, a média da temperatura anual diferentes regiões, a forma como o solo é adubado, quanto de águas possui cada fruto e o nível de adaptação do arbustos. (SIMONE, 2008)
Butiá também é o nome de uma cidade do Sul, o nome foi dado devido a um pé da fruta Butiá que servia como ponto de referência a população, a região é abastada dessa fruta.(SIMONE, 2008)

REFERENCIAS:



Componentes:
Alexia Anibal
Ana Claudia Marins
Elena Vergueiro
Leonardo Facuio

Orientador:
Chefe Jorge da Hora









Nenhum comentário:

Postar um comentário