terça-feira, 20 de setembro de 2011

Erva-mate

 
            Na região Sul do Brasil a erva mate é muito utilizada desde a época dos indígenas, por meio de uma bebida feita pelas infusões com suas folhas até hoje com o uso do chimarrão. É também símbolo de união (entre amigos e família).          
            A colheita do mate é realizada uma vez a cada três anos e rende aproximadamente cinquenta quilos de erva. Na época em que ocorre a diminuição do calor, os galho da árvore são cortados e depois assados em uma fogueira comprida e secados definitivamente. Para que sejam secos, os ramos são estendidos sobre um estrado aramado (barbaquá). Após este processo, o mate ainda passa pela fase de trituração em canchas cilíndricas e passa pela moagem, podendo ser embalado e vendido comercialmente.
            A erva, além de ser vendida no sabor tradicional pode ser encontrada também como erva-mate criola, que possui sabor suave ou então erva-mate com sabor de menta e abacaxi.
            Além de possuir um sabor apreciado por sulistas, a erva dispõe vitaminas C e D, cálcio, potássio e manganês. Estimula a digestão, sistema nervoso e é diurética.





Livro: Sustentável Mata Atlântica
Fonte: http://www.americanas.com.br/produto/188127/livros/cienciasbiologicas/ecologia/livro-sustentavel-mata-atlantica                                                                                                                              



Componentes:
Elisa Cerminaro
Gabriela Bittencurt
Júlia Ruiz
Larissa Falzoni


Orientador:
Chefe Jorge da Hora



Nenhum comentário:

Postar um comentário