terça-feira, 13 de setembro de 2011

Título: Tambaqui uma descoberta na “terra nova”


                                      
 
Figura 1: Tambaqui

Quando pensamos como seria o Brasil na época do descobrimento, lançamos esta pergunta nas nossas mentes: Como seria o Brasil na época do descobrimento pelos portugueses? Como foi a reação dos índios?
A gastronomia e as transformações; os povos indígenas já com o contato português, e vice-versa adquiriu uma nova cultura alimentar, pode ser resumido:

Na medida em que o Brasil nasce da expansão portuguesa, e vai se consolidando concomitante às transformações da culinária portuguesa, acabamos por nos beneficiar. Nossa mesa é extensão direta das navegações e do amor português pelo sólido e pelas grandes misturas”. (LODY, MEDEIROS et. al, 2000, p. 12)

Os índios se alimentavam principalmente de frutos, raízes, além da caça e pesca; e um dos principais pescados é o tambaqui, este peixe é o principal peixe do eixo econômico da região central da Amazônia, sendo um peixe de água doce, de coloração parda tem sua notável presença na alimentação indígena.
O tambaqui como sendo característico de uma região de destaca para gastronomia brasileira, é preocupação do governo da Rondônia, como é destaca de uma pesquisa da Esalq – USP em Piracicaba, em:
E que a nossa nação, um povo rico em cultura, um povo alegre; possa aproveitar mais da nossa natureza, usufruindo dos nossos frutos mas, de uma forma sustentável.
Até a próxima!
Vamos curtir o Brasil ‼





Livro: Culinária Amazônica: sabor da natureza. Editora Senac
Raul Lody, Humberto Medeiros
Onde achar?


Componentes:
Bernardo Pfaff
Caio Augusto Faria
Isabela Moreno Rosin
Juliana Mitie Fujyama

Orientador:
Chefe Jorge da Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário