terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pinhão


 
Figura 1: Pinhão

De origem das araucárias (Araucária Angustifólia), esta por ser gimnosperma, não da origem a um fruto. O pinhão forma-se como uma semente, dentro de uma pinha. Planta de origem do Sul encontra-se principalmente no estado do Paraná, vegetação denominada Mata dos Pinhais ou Mata das Araucárias.   Há também um outro tipo de pinhão, que origina-se do pinheiro europeu (Pinólis), este possui formato e textura diferente do Pinhão da Araucária. O pinhão, possui uma casca que o recobre inteiro, variando seu tamanho entre 4 e 6 centímetros. Possui um alto teor de amido e rico em proteína, cálcio, e vitaminas.

Figura 2: Pinhão

            O pinhão por ser um alimento, tão comum no sul, propicia todos os anos uma festa nacional do Pinhão, em Lages-SC. Onde acontecem diversas atrações como shows, e festival gastronômico, pratos feitos com pinhão, e pratos típicos da região.

Figura 3: Festa nacional do Pinhão

            O pinhão é um alimento que exige de muita paciência ao ser preparado.  Para que ele fique macio, e forneça todos os nutrientes e aromas aos pratos, este deve ser cozinhado lentamente até abrir a casca. Um prato típico é a paçoca com pinhão.

Figura 4: Paçoca de Pinhão

Um prato salgado, composto por toucinho, carne de porco moído, pinhão cozido e moído, sal, pimenta e cebola. Para preparar a paçoca deve-se primeiramente, fritar o toucinho e reservar. Depois na mesma panela, frite as carnes, acrescentando os temperos e o pinhão. Mexer bem. Por fim, acrescentar o toucinho frito.
Sites sobre o pinhão e região sul:

Receita da paçoca de pinhão retirada do site:

Dica de livro:

Livro: Pinhão Indígena


Componentes
Ana Carolina
Fernanda Paladino
Julia Cella
Gisele Fernandes

Orientador
Chefe Jorge da Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário