sábado, 1 de outubro de 2011

Taioba

            A Taioba é uma folha originária da América Central,mas que aqui no Brasil é representada pelo estado de Minas Gerais.Seu nome cientifico é Xanthosoma sagittifolium Schott e também é conhecida popularmente como “Orelha-de-elefante”.A folha tem inúmeros nomes,pois em cada lugar ou região que passa,é nomeada.


Figura 1 : Ilustração da Taioba

            Cultivada há milhares de anos na China e no Egito, a taioba se parece com a couve, mas tem folhas maiores, mais largas e mais vistosas. As pesquisas já comprovaram que a folha tem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre. Por ser rica em vitamina A e amido, é um alimento fundamental para as crianças, idosos, atletas, grávidas e mulheres que amamentam. Além disto, as folhas contêm também vitamina C e minerais como o ferro, potássio e manganês. Já o rizoma, é ricamente constituído por carboidratos, porém não é muito consumido quanto às folhas, pelos brasileiros. Na África e na Ásia o consumo dos rizomas é comum. A taioba é destaque por ser uma espécie comestível que apresenta alto teor de minerais e vitaminas.
            No Brasil, principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo, aprecia-se muito o consumo de folhas de taioba. Elas que podem ser preparadas de variadas maneiras, desde cruas em saladas, como também refogadas e como ingredientes de receitas exóticas, estão se tornando cada vez mais conhecidas e presente na alimentação dos brasileiros, tanto por serem nutritivas, como também pelos seus poderes medicinais.


Figura 2 : Folha da Taioba

            Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a melhor época para o plantio de taioba é de setembro a novembro. No Centro-Oeste é de setembro a fevereiro e já na região Nordeste e Norte, onde o calor é predominante, as taiobas podem ser plantadas durante todo o ano.
            Na culinária é usada tanto em preparações frias, quanto quentes. É mais comum o seu consumo refogada e como acompanhamento de pratos protéicos. No nordeste é muito comum o uso de taioba em omeletes, lasanhas e risotos. É também usada em preparações mais exóticas como em sushis ou no acompanhamento de frutos do mar.


Figura 3 : Receita com Taioba


            Com todas as qualidades, a Taioba tem um lado negativo, a Taioba maligna,que é diferente da comestível,é venenosa e mata.Achamos a diferença pelo caule,que é roxo,e nas folhas também roxas,não há vinco.Diferente da taioba rica em vitamina A,que  tem as folhas verdes e o caule com cor normal.


Figura 4: Taioba Brava





 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:








Componentes :
Leila Kassab
Letícia Magno
Marina Sartori
Mayara Lima
Talita Próspero

Orientador :
Jorge Da Hora







Nenhum comentário:

Postar um comentário