sábado, 1 de outubro de 2011

Região Norte

Essa região tem uma forte influência indígena por apresentar uma vasta condição geográfica natural na região amazônica. A alimentação dos índios eram praticamente a base de peixes, caças, milho, mandioca e seus subprodutos. Frutas locais como: cupuaçu, graviola, açaí, banana pacovã, buriti; etc.
A região norte teve um grande impacto causado pelo ciclo da borracha entre 1880 e 1912, onde a Amazônia teve uma migração de estrangeiros querendo se enriquecer com a borracha; e uma forte influência de alimentos importados como charque, feijões, enlatados e arroz. Mais logo essa febre se passou e voltou então a ideia do consumo de uma alimentação mais equilibrada, com a produção de alimentos frescos, cultivos mais intensos de frutas e legumes.
Os pratos regionais são de sua maioria as tapiocas doces ou salgadas, bolo de mandioca, pamonhas doces ou salgadas, bananas fritas ou cozidas, nas moquecas e bolinhos de peixe.


Cupuaçu

Nome popular: cupu; cupuaçueiro
Nome científico: Theobroma grandiflorum
O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma espécie nativa da Amazônia e pertence à mesma família do cacau (Theobroma cacau), espécie da qual se obtém o chocolate.
A árvore pode chegar até 10 m de altura. As suas folhas possuem coloração ferrugínea na sua face inferior. A casca do cupuaçu geralmente é descartada e pode ser utilizada como adubo.
Seu fruto possui casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. Sementes envoltas por polpa branca, ácida e aromática. Podemos encontrar o cupuaçu de janeiro a maio. 



Foto 1 : Cupuaçu


Seu cultivo é feito a partir da propagação de sementes em regiões de clima quente e úmido. Aceita solo de baixa fertilidade, o plantio ocorre na estação chuvosa; sendo, portanto uma árvore de fácil adaptação.
 Das sementes podem-se obter o cupulate e a manteiga de cupuaçu. O cupulate é um produto semelhante ao chocolate, porém com menor concentração do estimulante cafeína; a manteiga é similar à de cacau, com a vantagem de ser obtida por um processo mais econômico, e pode ser empregada na produção de cupulate em tabletes e na indústria de cosmético.
Podemos utilizar o cupuaçu em diversas preparações culinárias como: doces, sucos, refrescos e sorvetes; licores e aguardentes temperados; cremes, gelatinas, espumas, mousses e pudins; tortas, bolos, pavês e biscoitos.





Referência bibliográfica:




Componentes :
Leila Kassab
Leticia Magno
Marina Sartori
Mayara Lima
Talita próspero

Orientador :
Jorge Da Hora




Nenhum comentário:

Postar um comentário