sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cozinha Paranaense

Ao falarmos da culinária paranaense, estamos falando da miscigenação da culinária indígena, tropeira, portuguesa, alemã, polonesa, italiana e ucraniana, que influenciou na formação dos pratos que caracterizam a culinária do Paraná.
Os índios paranaenses basicamente coletores tinham como alimento principal o pinhão abundante na região, pinhão semente da araucária, arvore da família dos pinheiros. Atualmente o pinhão é um elemento muito utilizado na culinária paranaense, os índios também influenciaram com alguns métodos de cocção como assar carnes, frutas e raízes em buracos no chão, dando origem ao carneiro no buraco. Dos portugueses se herdou o barreado que é a carne bovina cozida em uma panela vedada com goma de mandioca para que não saia o vapor, que e o ato de “barrear a panela”, que da origem ao nome do prato. Com os tropeiros veio o arroz de tropeiro, o virado de feijão e a paçoca, também os primeiros vilarejos e a cultura dos lugares por onde os tropeiros passavam. Os europeus influenciaram com o costume de assar animais inteiros e conservar carnes na banha de porco.
Dessa miscigenação de hábitos, costumes e culturas originaram a culinária do Paraná, que alguns não consideram como uma culinária especifica de uma região pelo fato de ser constituída pela influencia de varias culturas. Mas podemos elencar pratos que simbolizam a gastronomia deste estado, como já foi dito o barreado, prato típico do litoral, o carneiro no buraco, prato típico do interior e principalmente da cidade de Campo Mourão onde há a Festa Nacional do Carneiro no Buraco, que acontece no segundo domingo de julho, a paçoca de pinhão e o porco no rolete.                                        





                                                                                    
                               Barreado, fonte: http://casaespiritaeuripedesbarsanulfo.wordpress.com

                                         

Carneiro no buraco, fonte: http://bagarai.com.br

Os índios utilizavam o pinhão como alimento principal pelo fácil acesso e abundancia na região, e isso foi oferecido aos colonizadores que aderiram o novo alimento nas produções e foram adaptando as receitas e criando novas com a utilização do pinhão na preparação de paçoca, pães, bolo, suflês, pudins, ensopados, guisados ou sozinho cozido ou assado. A geografia e o clima favorecem o desenvolvimento da araucária que alem de fornecer o pinhão também fornece madeira de excelente qualidade. O pinhão é tão importante na cozinha paranaense que há também uma festa dedicada ao pinhão, a Festa Nacional do Pinhão que acontece em julho na cidade (X) para saber mais acesse  http://www.festadopinhao.com/gastronomia.php .
                             


                     Pinha e pinhão, fonte: http://www.brasilcultura.com.br/


                                                 
                              Pinhão cozido, fonte: http://come-se.blogspot.com


                                                 
             Paçoca de pinhão, foto de Arthur Mario de Silveira, fonte: http://lucianedaux.blogspot.com


              Atualmente estão sendo desenvolvidas tecnologias para aumentar a vida de prateleira do pinhão, um deles é a farinha de pinhão. E essas tecnologias contribuem para uma maior variedade de produtos a base de pinhão como mistura para sopa, suflês, bolos e biscoitos (CAPELLA, A. C. V; PENTEADO, P. T. P. S; BALBI, M. E., 2009), contribuindo com o aumento da demanda do pinhão, incentivando produtores rurais, formando assim uma cadeia socioeconômica que beneficia produtores, industria e o meio ambiente desestimulando o corte ilegal da araucária, espécie ameaçada de extinção.



REFERENCIAS

AMARANTE, C. V. T. et al. Conservação pós-colheita de pinhões[ semente de Araucaria angustifolia (Bertoloni) Otto Ktze] armazenados em diferentes temperaturas, Ciencia Rural, março-abril, ano/vol. 37, numero 002, Santa Maria- PR, pp. 346-351, 2007

BALBINOT, R. et al. Tendências de consumo e preço de comercialização do
pinhão (semente da Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze.), no estado do Paraná, Guarapuava, PR v.4 n.3 p.463 - 472 Set./Dez. 2008
CAPELLA, A. C. V; PENTEADO, P. T. P. S; BALBI, M. E. SEMENTE de Araucaria Angustifolia: ASPECTOS MORFOLÓGICOS E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA FARINHA, B.CEPPA, Curitiba v. 27, n. 1, p. 135-142 jan./jun. 2009.
SITES
http://www.brasilcultura.com.br acesso em: 27/09/2011
http://www.brasilcultura.com.br/ acesso em: 27/09/2011
http://come-se.blogspot.com acesso em: 27/09/2011
http://bagarai.com.br acesso em: 27/09/2011
http://lucianedaux.blogspot.com acesso em: 27/09/2011




Componentes:
Talles
Marina Barreto
Mariana
Renata
Pedro

Orientador:
Jorge da Hora


Nenhum comentário:

Postar um comentário