segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Região Sul

        O matambre tem origem da Espanha, que seria "mata hambre", que quer dizer mata a fome. Esse corte de carbe fica localizado na estrutura muscular do boi, "protegendo" assim, a costela. Quando um bovino é abatido a primeira peça de carne que se retira é essa manta, podendo ser preparada na grelha, recheado ou no espeto.



Fonte: Chef Michael Symon

 



Figura: Corte da estrutura muscular do boi

Matambre Recheado
Ingredientes
·         2 colheres (sopa) de azeite
·         100 g de bacon em fatias
·         1 peça de matambre
·         100 g de presunto em fatias
·         2 ovos ligeiramente batidos
·         Meia cebola fatiada
·         100 g de azeitonas verdes sem caroço e fatiadas
·         100 g de queijo mussarela fatiado
·         3 cebolinhas inteiras
·         1 cenoura em cubos
·         1 cebola em cubos
·         1 salsão em cubos
·         1 tablete de caldo de carne
·         35 ml de vinho tinto
·         Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
1º - Numa frigideira com o azeite doure o bacon em fatias. Retire o bacon da frigideira, seque-o em papel toalha, corte em pedaços pequenos e reserve o bacon e a gordura dele.
2º - Na peça de matambrecoloque sal e pimenta-do-reino a gosto e comece a colocar o recheio da seguinte forma: com a peça de matambre aberta coloque uma camada de presunto em fatias. Depois coloque um pouco de ovos ligeiramente batidos, faça uma camada com a cebola cortada em fatias, coloque mais um pouco de ovos por toda extensão da peça e distribua as azeitonas verdes sem caroço fatiadas. Polvilhe os pedaços de bacon dourados (já reservados em cima) mais um pouco de ovos batidos, depois o queijo mussarela fatiado, o restante dos ovos batidos e disponha salsinha rasgada e cebolinhas inteiras.
3º - Enrole o matambre, no sentido das fibras (para que quando estiver pronto você corte no sentido contrário das fibras e a carne se mantenha macia). DICA: enquanto estiver enrolando, tente deixar o recheio todo envolvido pela carne para que ele não saia na hora do cozimento. Feche bem a carne com um barbante e coloque sal e pimenta-do-reino a gosto (opcional, pois já salgamos o recheio).
4º - Na frigideira com a gordura do bacon coloque o matambre recheado e doure todos os lados. Retire o matambre, tire o barbante e reserve.
5º - Na mesma frigideira com a gordura do bacon doure os cubos de 1 cenoura e de 1 cebola. Depois de dourados adicione 1 salsão em cubos, misture e jogue o vinho para *deglaciar a panela e reserve.
6º - Transfira o matambre selado para uma panela de pressão, adicione os legumes da frigideira e um pouco do caldo da panela), complete o suficiente para cobrir a carne, junte o tablete de caldo de carne.Feche a panela e conte 1h30m depois que começar a chiar. Retire a pressão e abra a panela.
Modo de servir
Sirva fatias do matambre com salada de agrião, molho vinagrete uruguaio e arroz.




Componente:

Maria Carolina Argenton Silva Abreu
Matheus
Ruy
Rodrigo
Robert


Orientador:
Jorge da Hora





Nenhum comentário:

Postar um comentário