sexta-feira, 21 de outubro de 2011

As Palmeiras de São Paulo


Figura 1 – Palmito Juçara

            Com a ajuda dos índios os paulistas ou portugueses de Piratininga como eram chamados penetravam nas florestas e a exploravam, pois eles sabiam como sinalizar as entradas e marcar os caminhos. Entre árvores e raízes eles buscavam o interior paulista. Com o cruzamento dos conhecimentos entre os índios e os portugueses nasceu a culinária caipira. Durante as explorações pelas florestas eles encontravam raízes como o inhame e o cara , as frutas “bravas” como a jabuticaba e o araçá e as palmeiras de palmito.

Aos seus cozinhados vão acrescentando , os paulistas, peixes moqueados, envoltos em folhas para serem assados; as caças secas no moquém, uma grelha de gravetos dispostos em jirau acima do fogo; a mandioca e a sua farinha proveniente das roças indígenas; a farinha de milho socada no pilão e as paçocas. E mais os palmitos, a taioba, a cambuqueira, o caruru, a abóbora, o amendoim; mais o feijão, as pimentas, as batatas; os pinhões, as bananas, os mamões, os abacates, as pitangas; maracujá, goiaba, jambo, jabuticaba, até hoje chama de “fruita” pelo caipira. (Fernandes; 1998; pg. 27)

            Entre as diversas espécies de palmeiras de palmito encontramos no estado de são paulo a Buriti, Coqueiro, Guariroba, Macaúba entre outras como:
·         Bacuri: também conhecido como coqueiro acuri, cabeçudo, acuri e ganduri. A palmeira possui de 3 a 7 metros de altura e sua madeira é usada localmente para construções rurais, o palmito é comestível, dos frutos se extrai uma fécula alimentar e in natura são comestíveis a polpa e as amêndoas.
·         Indaiá: também conhecido como palmito do chão, sua espécie alcança uma altura de 10 a 20m. Sua madeira e suas folhas são utilizadas localmente para construções rusticas, os frutos e amêndoas são consumidos por varias espécies de animais e é indicada para regeneração de áreas degradadas.
·         Jerivá: Conhecido como coco catarro, baba de boi, coco babão entre outros o jerivá alcança uma altura de 7 a 15 metros. Seus frutos servem de alimento para diversos pássaros e para o homem, suas folhas são alimento para cavalos e as flores muito visitadas por abelhas. 
·         Juçara: Palmeira que alcança de 10 a 20 metros de altura, a palmeira possui diversas utilidades, sua folha é utilizada como alimento para o gado, seu estipe em construções rusticas e suas fibras na produção de vassoura. Mas o principal é o palmito, que quando extraído resulta na morte da planta, ele  é muito consumido no mercado interno e externo e é encontrado em conserva no mercado.






Referencias Bibliográficas:


Livro: “A Culinária Paulista Tradicional nos Hotéis SENAC São Paulo”
FERNANDES, Caloca. A culinária paulista tradicional nos hotéis SENAC São Paulo.
São Paulo: Senac, 1998



Livro: “A pátria nas panelas – Histórias e receitas da cozinha brasileira”


CAVALCANTI, Pedro. A pátria nas panelas: histórias e receitas da cozinha brasileira.
São Paulo: Ed. Senac, 2007

Sites Consultados:

Acessado em: 19 de setembro de 2011




Componentes:
Talles
Marina Barreto
Mariana
Renata
Pedro

Orientador:
Jorge da Hora





Nenhum comentário:

Postar um comentário