segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sudeste

A região hoje conhecida pelo seu grande polo comercial é composto por quatro estado: São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais.
São Paulo, um estado com uma grande diversidade populacional, por esse motivo seu cardápio é tão variado, sua base histórica alimentar foi feita por migrantes de todo o Brasil e imigrantes de todo o mundo. Com diversos  atrativos gastronômico, e um deles é o mercadão, que foi fundado em 1933, onde têm diversas bancas uma grande variedade de produtos (CAVALCANTI, 2007).


Figura 1: Imagem de cima do mercado municipal de São Paulo.
           
Os bandeirantes foram uma espécie de nômades pela região sudeste  na busca pelo ouro, sua dieta era basicamente, milho, mandioca, feijão, carne seca e toucinho, eles preparavam uma paçoca feita com carne seca e farinha de mandioca tudo socado em um pilão. Um prato típico paulista que nem todos assumem a autenticidade, é a farofa de iça, uma espécie de formiga também conhecida como tanajura. Muito simples seu preparo basta selecionar boas formigas retirar a parte traseira e torre-a com farinha de mandioca, depois de torrada a formiga fica com um leve gosto de amendoim.


Figura 2: Farofa de Iça.
Disponível em : http://www.curiosidades10.com/comidas/farofa_de_formiga.html acessado em 28/09/2011

Rio de Janeiro, a cidade maravilha destaca-se pelas belas paisagens de praias e morros. Antes de Brasília se tornar a capital, era o Rio que hospedavam toda a corte portuguesa, juntamente com a corte veio também seus costumes e regras culinárias tornando a cidade o centro comercial gastronômico que é hoje, seu cardápio é à base de peixes pela sua geografia favorecida. (CAVALCANTI, 2007).


Figura 3: Rio de Janeiro vista do cristo.

Espírito Santo, um estado com grande cultura gastronômica, com um povo que demonstra uma atração pela comida de mar desde seus colonizadores, com um prato muito tradicional é a moqueca capixaba feita na panela de barro, típica da região. (CAVALCANTI, 2007).

Figura 4: Moqueca capixaba na panela de barro.
Disponível em: http://workdg.blogspot.com/2011/02/luz-como-tempero.html acessado em 28/09/2011
Minas Gerais, um dos estados brasileiros com maior identidade, com sua cultura rustica e tradicional, a comida mineira é voltada para o solo, valorizando carnes suínas, bovina e de aves, é o maior produtor de leite e cachaça dos pais, outra característica marcante na gastronomia mineira é o fogão a lenha que da todo um sabor especial de comida de roça. (FRIEIRO, 1982).


Figura 5: Fogão a lenha típico mineiro.




REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

FRIEIRO, Eduardo. Feijao, angu e couve: ensaio sobre a comida dos mineiros. Belo horizonte. Ed Itatiaia; São Paulo, ed. Da universidade de São Paulo. 1982. 227p.
FREIXA, Dolores; CHAVES, Guta. Gastronomia no Brasil e no Mundo. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009. 309 p.
CAVALCANTI, Pedro. A pátria nas panelas : historia e receita da cozinha brasileira. São Paulo : Editora Senac São Paulo, 2007. 392 p.


Sites visitados



Componentes:
Maria Carolina Argenton Silva Abreu
Matheus
Ray
Rodrigo
Robert

Orientador:
Jorge da Hora


Nenhum comentário:

Postar um comentário