segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Região Centro-Oeste
PEQUI


Foto: Fernando Tatagiba
Figura. 1 Flor de Pequi

Além da ampla diversidade que encontramos no Centro-Oeste, seu grande marco é a construção de Brasília. Apenas índios conheciam o Centro-Oeste no século XVII, quando então começou a ser explorado por bandeirantes que fundaram diversas cidades. No entanto o desenvolvimento passou a existir apenas no século XX impulsionado pelo crescimento do Sudeste e sendo muito importante para a pecuária da região. 
Com tanta matéria prima, a cozinha ocupa lugar de destaque, tornando-se típica, famosa e muito particular pela diversidade. Acompanhado de um povo rico em hospitalidade, a cultura gastronômica dessa terra, faz um achado no fundo do quintal ficar muito interessante. 
         Conhecido pela a presença de doceiras talentosas, a culinária goiana segue uma tradição do período colonial, onde até mesmo as casas e ruas demonstram um Brasil que parou no tempo.
Um dos ingredientes mais marcantes na culinária goiana é o Pequi, que teve origem em pequenas vilas no começo do século XVIII. É uma árvore que tem valores gastronômico, cultural, medicinal e econômico. Encontra-se pequizeiro em biomas do tipo cerrado e mata seca. O fruto na utilização medicinal é considerado afrodisíaco, ajudando na respiração e tendo suas folhas como adstringente, também ajudando no funcionamento do fígado. A sua utilização terapêutica, não esta ligado diretamente à medicina.
O pequi deixou de ser somente utilizado na fabricação de sabão terapêutico, para integrar a base cultural do Centro-Oeste Brasiliense.
O pequizeiro é uma arvore protegida por lei que impede seu corte e comercialização em todo o território nacional, pois é resistente a cupins de madeira seca sendo considerada com ótima qualidade.
Os frutos são muito usados para se cozinhar com arroz ou outros pratos salgados, das mais variadas formas: cozido, no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes, no leite, e na forma de um dos mais apreciados licores de Goiás. Seu grande atrativo, além do sabor, são os cristais que formam na garrafa que chamam de afrodisíacos.
A amêndoa ou castanha é comestível e muito saborosa. É utilizada na indústria de cosméticos para a produção de sabonetes e cremes, usada para fortalecer e hidratar a pele. O óleo da polpa tem efeito tonificante, sendo usado contra bronquites, gripes, resfriados e controle de tumores. O chá das folhas é tido como regulador menstrual, combatendo também enfermidades dos rins e bexiga.


Referências:
Ø  Disponível no Site: http://www.arara.fr/BBPEQUI.html
Ø  Disponível em: http://www.goias.gov.br/

Ø  CHAVES, Guta; DOLORES, Freixa - Larosse da Cozinha Brasileira: Raízes Culturais da Nossa Terra. 1ª Edição. SP Larousse 2007




Cerrado: Espécies Vegetais Úteis
ALMEIDA, S.P; PROENÇA, C.E.B.; SANO, S.M.; RIBEIRO, J.F.,1998
Onde comprar:



 Plantas Medicinais no Domínio dos Cerrados
Rodrigues, V.D. & Almeida, M.D. de; 2003
Onde comprar:


 Frutas do Cerrado
Silva, D.B. da; et al., 2001

                                                
 Larousse da Cozinha Brasileira
CHAVES, Guta; FREIXA, Dolores; 2007
Onde comprar:
                                                                                                          






Componentes: 
Letícia Leal
Letícia Duarte
Natália Sávio
Yohanna Perdiza

Orientador:Jorge da Hora










                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário