segunda-feira, 10 de outubro de 2011

REGIÃO CENTRO-OESTE

            O centro-oeste sempre foi uma região de isolamento, as regiões eram de difícil acesso, pois não havia muitas estradas entre elas, as mercadorias e ingredientes dificilmente chegavam até essas regiões, mas em contra partida essa região é rica em frutos, caças e pescados, e devido o fato de utilizarem na maioria das vezes os ingredientes típicos desenvolveram certo apego por eles. Os ingredientes mais utilizados nesta região são; (Goiânia) pequi, guariroba, (Mato Grosso) bananas-da-terra, pescados, (Mato Grosso do Sul) Carnes em geral. (CAVALCANTI, 2007)
            Está região após estar interligada com as demais regiões do Brasil recebeu forte contribuição dos estados de Minas gerais, que trouxe para a lista de comidas regionais o feijão-tropeiro, carne seca, toucinho e a banha de porco. Os gaúchos foram os responsáveis por trazer o arroz de carreteiro, que foi rebatizado com o nome de Maria Isabel e No Mato Grosso do Sul é possível encontrar sopa paraguaia e salteñas bolivianas. (CAVALCANTI, 2007)
            Outro grande fato histórico relacionado com a gastronomia nessas regiões são as festas do divino que chega durar dez dias, possuindo mesas fartas de comidas típicas e com danças folclóricas. (CAVALCANTI, 2007)



E as Ceias dos inocentes, festas onde os fazendeiros pagam suas promessas celebrando com banquetes.   Hoje em dia está região recebe grande influencia de todas as outras regiões que tem divisas, recebendo grande influencia até de regiões fora do Brasil. (CAVALCANTI, 2007)
Uma curiosidade desta região é que a famosa poetisa e doceira Cora Coralina foi nascida e criada. (CAVALCANTI, 2007)

GUARIROBA
            A guariroba é uma palmeira que geralmente é encontrada em matas mais secas, sempre em agrupamentos, onde é encontrado este tipo de alimento é certeza de terra fértil, este alimento é quase totalmente sustentável, podem ser utilizadas suas folhas para criações de animais, seus coquinhos quando caem são extremamente saudáveis para o gado, deles também são retiradas um tipo de amêndoa, que é utilizada pela indústria para produzir sabão, e o principal e muito utilizado na gastronomia o palmito ou broto terminal, possui um sabor amargo quando comparando com os de mais palmitos da mata atlântica, presente em varias receitas da região centro-oeste.
            Hoje em dia as plantações de guariroba estão em escassez, mesmo com a fiscalização do IBAMA(Instituto Brasileiro Do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) estas plantas estão cada vez mas sendo desmatadas para construção de pastagem e cultivo de outros alimentos, mas por ser uma planta de fácil cultivo alguns agricultores estão criando está palmeira, como meio de aumentar seus negócios.





BIBLIOGRAFIA
CAVALCANTI, Pedro. A Pátria nas panelas:historia e receitas da cozinha brasileira. São Paulo: Editora Senac São Paulo,2007.
TODA FRUTA. Guariroba Disponível em:      http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=14835 acessado em 27/09/2011.


Componentes:
Maria Carolina Argenton Silva Abreu
Matheus
Ray
Rodrigo 
Robert

Orientador:
Jorge da Hora




Nenhum comentário:

Postar um comentário