A cozinha Baiana
É uma cozinha rica, feita para agradar e deslumbrar a visão, o olfato e o sabor. Rica e, ao mesmo tempo, simples, pois a sua base compreende poucos ingredientes. (RADEL, p.31, 2006)
A cozinha baiana teve grande influencia pelos Africanos que foram trazidos com a escravidão para o Brasil, trazendo com eles o modo africano de cozinhar e temperar, transformando e dando forma a cozinha brasileira. Trouxeram para o Brasil o azeite-de-dendê, o inhame, a cana-de-açúcar, a banana, o arroz e o guandu. A nossa gastronomia ficou mais rica com a chegada desses ingredientes.
Banana-da-terra
Durante muito tempo, pensaram que a banana-da-terra, conhecida com diversos nomes (pacóvia, pacoba, pacova) poderia ser nativa do Brasil, mas as demais bananas não. A banana-da-terra é uma das 100 variedades de banana cultiváveis que existem na Terra. É achatada e, quando madura, tem a casca amarelo-escura com manchas pretas.
Segundo VALLE e CAMARGOS a banana tem suas raízes remotas fincadas na Ásia, mais especificamente na Índia. Conhecida na China desde a antiguidade, espalhou-se para as ilhas do Pacifico e a costa leste da África, de onde os povos de língua banta a disseminaram por todo o continente.
A banana da terra nunca é comida crua por ter sua consistência firme e não ser muito doce. Ela é consumida assada, cozida em pratos feitos com peixes ou carne ou frita em fatias finas.
Foto 1: Banana-da-terra
Referencias:
Livro: RADEL, Guilherme: A cozinha Africana da Bahia, Salvador, 2006
Foto 2: A cozinha Africana da Bahia
Onde encontra? http://livrosnainternet.com.br/produtos.asp?produto=4650
Livro: VALLE, Heloisa F., CAMARGOS, Marcia: Yés, nós temos Bananas, São Paulo: editora Senac, 2003
Componentes:
Letícia Magno
Leila Kassab
Marina Malamam
Mayara Lima
Talita Próspero
Orientador:
Poxa, nunca parei pra pensar essas coisas sobre a banana.
ResponderExcluirRealmente, vasculhando pela internete e aprendendo.
Parabéns pela postagem.