sábado, 22 de outubro de 2011

Região sul

 Na época das imigrações a região sul abrigou principalmente os povos europeus como os alemães, os poloneses e os italianos. Com essa miscigenação os traços europeus ficaram marcados na culinária, na arquitetura, nos costumes e também na fisionomia das pessoas brasileiras. Um exemplo dos costumes são as festas, como a “OKTOBERFEST”,  que se mantém o hábito Alemão de se consumir muita cerveja, trouxeram também alimentos como  a batata e o consumo de carne de porco.
A época dos tropeiros, o nordeste, adaptou um modo de se conservar carne, como os portugueses já faziam com o bacalhau, que é a salga da carne, desnaturando-a e conservando, com essa técnica, eles fizeram a carne-de-sol que vai uma certa quantidade de sal, por um certo tempo curando, e um tempo correto no sol, secando a carne; Os gaúchos, usaram essa mesma técnica, com a mesma carne, só que eles utilizaram uma quantidade maior de sal, e mais tempo exposto ao sol, e chamaram de Charque, então assim ficou carne-de-sol para nordeste, e charque para o sul. Além da cultura européia, o sul também é muito rico no folclore brasileiro, como costumes, musicas, danças, trajes típicos, chimarrão e churrasco de chão.




Figura 1: Charque em exposição ao sol


Muito tradicional na região serrana do Rio Grande do Sul também é o café colonial que vai muito mais além do que sua farta mesa de cucas, pães, bolos, tortas, frios, geléias, mel, chocolate quente, café, wafles e muitas outras iguarias. Este costume que tem origens da Alemanha remete a história da colonização do Sul do país por alemães. A história contada pelos mais antigos relata que os colonos recebiam turistas em regiões mais afastadas onde não havia hospedagem e tudo que havia de melhor era posto sobre a mesa para os turistas apreciarem. Outros contam que a mesa cheia de doces, salgados e bebidas logo pela manhã davam as condições necessárias para trabalhador realizar seus afazeres diários.




Sites Visitados:




Componentes:
Thiago Mafra
Rafaela
Rodrigo
Murilo
Wilson

Orientador:
Jorge da Hora


Nenhum comentário:

Postar um comentário