quarta-feira, 12 de outubro de 2011

REGIÃO SUDESTE: FEIJOADA


Figura 1: Feijoada

Berço do desenvolvimento econômico, tecnológico e populacional, a região Sudeste é formada por Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Todas a regiões com influências indígenas, africanas e, principalmente, portuguesa.
Dentro a região Sudeste, podemos colocar em evidência diversos pratos típicos de cada cultura regional. A culinária de Minas ganha forte presença na memória dos brasileiros. No entanto, o Rio de Janeiro, por ter sido durante um longo tempo a capital do país, adquiriu características peculiares em sua Gastronomia.
É na culinária do Rio de Janeiro que encontramos a grande influencia portuguesa através do bacalhau, dos ensopados, caldos, iscas e cozidos.
Aliás, o grande prato carioca é nada menos que a famosa feijoada. A maioria dos textos informam que a feijoada foi inventada na senzala por escravos que aproveitavam as carnes menos nobres do porco e as misturavam com feijão-preto. Sabe-se que na época da escravidão,a refeição dos escravos era composta basicamente de fubá de milho, feijão e sal. O feijão misturado com farinha de milho ou mandioca tornou-se por questões de necessidade o prato tradicional dos escravos. Posteriormente, este prato foi ganhando ingredientes como a carne, o cozido português (prato com diversos tipos de carnes e legumes), o já adquirido feijão, juntamente com o toucinho e a farinha. Hoje em dia a feijoada ganhou vários acompanhamentos como o arroz branco, a couve refogada, a banana empanada e a laranja, usada como alimento digestivo.
No entanto, segundo o escritor Câmara Cascudo, autor do livro A História da Alimentação no Brasil, a feijoada tem origem europeia e é derivada dos cozidos à base de feijões e favas. Sendo assim, a mudança que caracterizou a feijoada brasileira foi a adição do feijão-preto. Porém, sendo criada por europeus ou escravos, a feijoada é a fusão dos costumes alimentares europeus, juntamente com a criatividade do escravo africano. É importante destacarmos então que a  capital carioca é a grande divulgadora deste delicioso e famoso prato que agrada tanto aos brasileiros, quanto aos milhares de estrangeiros que visitam o estado todos os anos, lembrando que a capital Fluminense se encontra em uma das principais cidades turísticas tanto por suas belíssimas paisagens, o carnaval, como para sua afamada culinária, com pratos famosos como a feijoada (já dita anteriormente), os pratos a base de frutos do mar, a famosa caipirinha, entre outros.








Livro: Coleção Cozinha Regional Brasileira
Editora: Abril Coleções
Ano: 2009

Onde achar?

Livro: Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro
Autor: Chico Junior
Editora: Senac Rio
Ano:2007

Onde achar?



Livro: História da Alimentação no Brasil
Autor: Câmara Cascudo
Editora: Global
Ano: 2004
Onde achar?




Componentes: 
Letícia Leal
Letícia Duarte
Natália Sávio
Yohanna Perdiza

Orientador:
Jorge da Hora






Nenhum comentário:

Postar um comentário