segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cuxá


Figura: Cuxá

Prato emblemático do Maranhão, o Cuxá possui como influência na formação do prato o povo português, árabe, índio e negro. A base do prato, que dá cor e parte do sabor, é a vinagreira, uma verdura originária da África. A joão-gomes, ou caruru, ou outros tantos nomes por como é conhecida, também dá consistência ao prato, cor e sabor, e era uma erva muito utilizada pelos índios. Dos árabes, o indispensável gergelim. Dos portugueses, o próprio modo de preparo em si, que nada mais é do que macerar as folhas até transformá-las em uma papa. No Brasil, essa técnica foi aperfeiçoada com o uso do pilão, enquanto que pelos portugueses era feita a faca. (FERNANDES, 2001)

Ingredientes:

·         20 maços de vinagreira
·         2 maços de joão-gomes
·         200g de gergelim torrado
·         100g de farinha de mandioca torrada
·         300g de camarões secos pequenos
·         2 maços de cheiro-verde
·         1 pimenta murici
·         2 pimentas doces

 

Modo de preparo:

1.            Lave as folhas da vinagreira e do joão-gomes, retire-as dos talos, cozinhe numa panela com água. Tire as folhas cozidas com uma escumadeira e reserve-as, também reservando o caldo do cozimento.

2.            No pilão pise o gergelim até reduzir bem. Junte a farinha e continue a pisar até reduzir. Em último caso, essa operação pode ser feita no processador de alimentos.

3.            Passe essa mistura pilada para o processador de alimentos (ou para o copo do liquidificador desligado), junte as folhas cozidas da vinagreira e do joão-gomes, os camarões picados, o cheiro-verde, as pimentas. Junte e dê duas ou três giradas rápidas no processador ou no liquidificador.

4.            Passe a pasta obtida para uma panela, leve ao fogo brando e vá acrescentando, aos poucos, o caldo do cozimento, até obter um angu na consistência desejada e na cor verde-folha intensa.

Serve-se com arroz branco, peixe frito, galinha ensopada, camarões, torta de camarões etc.


Livro:

FERNANDES, Caloca; Viagem Gastronômica através do Brasil; São Paulo, Ed. Senac São Paulo, 2001.




Componentes:
Maria Carolina Argenton Silva Abreu
Matheus
Ray
Rodrigo
Robert

Orientador:
Jorge da Hora






Nenhum comentário:

Postar um comentário