segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A relação de Santa Catarina com os produtos marítimos


           Figura 1: Foto de colônia de pescadores em Santa Catarina.


Um estado reconhecidamente valorizado por seu imenso potencial turístico e a beleza de seu povo, Santa Catarina vem mostrando que tem muito a mostrar em termos gastronômicos. Por possuir um extenso litoral (561,4 Km de extensão) e grande variedade de peixes e frutos do mar, o Estado vem se destacando na criação de ostras que já corresponde a 90% de toda a produção consumida no território brasileiro.
            Além da criação, o consumo de peixes e frutos do mar é reconhecidamente característico da faixa litorânea do estado, tendo como destaque o Linguado, Badejo, Robalo e Cação, além das lagostas, camarões e ostras. Falando em ostras, um prato marcante da culinária do litoral catarinense é a Ostra à Floripa, na qual o marisco é acrescido de um molho a base de vinho branco e é gratinado com queijo na finalização do prato.
            Itajaí, cidade do litoral catarinense, localizada no Centro norte do Estado, é o principal ponto de desembarque da frota pesqueira de Santa Catarina, possui um porto pesqueiro onde há constante movimentação de cargas marítimas, tanto na forma de containers quanto frigorificadas, das quais, parte vai para a exportação e outra abastece o mercado interno nacional.
            A cozinha do litoral sofreu grande influência dos colonizadores europeus, principalmente os portugueses e açorianos, que adicionaram aos pescados produtos característicos dos indígenas, principalmente a mandioca, e criaram vários pratos que apesar da simplicidade aparente possuíam sabor marcante e intenso. Para quem ainda não conhece a cozinha litorânea de Santa Catarina, vale apena explorar todo o potencial e a diversidade que os mares oferecem, retratados em verdadeiras iguarias encontradas nesse estado.
           
Onde encontrar:





Componentes:
Antonio Mendes Jr.
Clodomira Nickerson
Emanoel Justi
Marcelo Maeta

Orientador: 
Jorge da Hora





Nenhum comentário:

Postar um comentário