terça-feira, 22 de novembro de 2011

Por uma gastronomia brasileira: do moquém à moqueca



Figura: Moquém indígena

  
            Qual é a tecnologia ou o método de cocção genuinamente brasileiro? Ou melhor, onde encontro tal método, ou melhor, qual região seria mais representativa?
            É a região norte, o eldorado gastronômico. De lá veio o moquém e ainda permanece intocado. Afinal esta técnica é encontrada no país inteiro e com diversas variações. A referência histórica ao moquém está na carta de Padre Luis Grã, data de 1554, que a descrevia como uma carne embrulhada na folha de bananeira e assada lentamente sobre um estrado de madeira. A origem da palavra vem da língua indígena tupinambá e significa fazer tostado, enxuto. Esse processo de secagem acarreta a desnaturação da proteína, possibilitando a sua conservação e consumo. A moqueca, por sua vez, seria uma variação culinária dessa técnica, que envolvia cozimento com água. Porém o processo de esconder a proteína em folhas foi modificado para esconder a proteína com vegetais. Até os dias atuais a palavra moquear ou mocar significa esconder ou escamotear. No litoral nordestino e sudeste se faz a moqueca e no sul, o barreado, que é uma forma de esconder a proteína dentro de uma panela durante o cozimento lento de sobre fogo baixo.
            E é a região norte que sintetiza e preserva o método legitimamente brasileiro. Isso sem falar na infinidade de produtos que estão para serem descobertos, catalogados e reconhecidos pelos demais brasileiros, bem como valorizados. Seja dentro e fora do Brasil.


Carta do padre Luis de Grã

Dicionário de línguas indígenas on line

Biblioteca Virtual do Amazonas


Componentes:
Cristiana Purcell Goes
Gustavo Letaif Gaeta
Luis Escouto
Rodrigo Abagge Santiago

Orientador:
Jorge da Hora


Nenhum comentário:

Postar um comentário