segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mercados públicos nordestinos: Muito além da feira!


Figura 1: Mercado da Boa vista – Recife/PE


Para os amantes das comidas feitas de maneira simples, em farta quantidade e com sabor típico e regional, as refeições oferecidas pelos mercados públicos municipais são excelentes alternativas para saciar o apetite dos comensais de maneira econômica e saborosa. Espalhados por várias cidades em toda a região, muitos mercados já fazem parte da arquitetura e do planejamento turístico local e a cada dia aderem mais adeptos a sua já vasta clientela
            O que impressiona na conjuntura atual de alguns mercados públicos nordestinos é a possibilidade de interação social existente neles. É possível se observar em um mesmo espaço de alimentação, pessoas dos mais diferentes níveis sociais, convivendo de maneira harmônica e desfrutando das maravilhas que um local tão aconchegante pode proporcionar.
            Reduto de boêmios, músicos, intelectuais, escritores e políticos, estes estabelecimentos elevam seus conceitos em relação à antiga imagem produzida pelos mesmos e vem servindo como cenário para várias atividades sociais, como: Lançamentos de livros e CDs, comícios políticos e reuniões familiares e empresariais em geral.
            Fortalecer o conceito e a estrutura destes empreendimentos é fortalecer a cultura do seu povo, é enriquecer a atmosfera tradicional da população, o orgulho das raízes, ou seja, resgatar muitos valores que acabam sendo esquecidos pela internacionalização e globalização dos produtos e serviços, bastante freqüente na atual realidade mundial.
            Alguns mercados da região, infelizmente, ainda estão muito aquém da realidade de outras cidades brasileiras na questão da valorização destes empreendimentos e necessitam urgentemente de ações que possibilitem a maior qualificação dos profissionais envolvidos, uma reforma urgente na estrutura física dos estabelecimentos e maior preocupação com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, pois só desta maneira o turismo dos mercados poderá ser mais uma fonte alternativa de renda para atender um público que se torna cada vez mais exigente e que quer se alimentar com prazer, higiene e segurança.


Fontes de referência:



Componentes:
Antonio Mendes Jr.
Clodomira Nickerson
Emanoel Justi
Marcelo Maeta

Orientador:
Jorge da Hora











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