terça-feira, 22 de novembro de 2011


CUPUAÇU REGIÃO NORTE DO BRASIL

Figura1: figura cupuaçu
Fonte: www.revistapib.com.br

      O cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) é uma fruteira nativa da região amazônica e foi introduzida no sul da Bahia em 1930, na antiga Estação Experimental de Água Preta, no município de Uruçuca. Geralmente é procurado pelo sabor típico de seus frutos, em que há o aproveitamento da polpa e das sementes pelas indústrias alimentícias e de cosméticos, em virtude de suas propriedades sensoriais e químicas. O seu fruto mede de 12 a 15 cm de comprimento e tem de 10 a 12 cm de diâmetro, apresentando em média peso de 1 kg, sendo 30% de polpa e 35 sementes.
É uma fruta tropical com grande potencialidade econômica para a região sudeste da Bahia. No Estado, a área cultivada é de aproximadamente 1.200 ha, sendo mais da metade em desenvolvimento. A produção de polpa é estimada em 300 toneladas, sendo que cada planta produz de 30 a 40 frutas por ano. Fora do Brasil, é cultivado também em alguns países tropical-americanos, tais como Venezuela, Equador, Costa Rica e Colômbia.
         As variedades conhecidas e exploradas comercialmente estão agrupadas conforme o formato dos frutos:
·         Cupuaçu-redondo - fruto com extremidades arredondadas, casca com 6 a 7 mm de espessura, peso médio de 1,5 kg, sendo o tipo mais cultivado na região amazônica.
·         Cupuaçu-mamorana - fruto com as extremidades alongadas, casca com 6 a 7mm de espessura, pesando em média 2,0 kg.

·         Cupuaçu-mamau – também conhecido como “sem-caroço”, tem formato semelhante ao cupuaçu-redondo, caracteriza-se por não apresentar sementes. O peso médio do fruto é de 2,5 kg, chegando a atingir 4,0 kg.

        O rendimento médio da variedade sem-sementes é de 70%, enquanto os com sementes é de 30%.
        O cupuaçu é utilizado na elaboração de sorvete, néctar, doce, geléia, iogurte, licor, xarope, biscoito e bombom. Na culinária doméstica, a polpa tem larga aplicação, com destaque para cremes, pudins, tortas, bolos e pizzas. A gordura, é utilizada na indústria de cosméticos. Já as sementes servem para a fabricação do cupulate (chocolate feito de cupuaçu), produto patenteado pela Embrapa Amazônia Oriental (Manaus) em 1990 que desenvolve um projeto para viabilizar a fabricação do cupulate em escala industrial.Contudo, em virtude de problemas ligados a falta de profissionais e equipamentos adequado para manipulação deste estamos caminhando em passos lentos Nos últimos anos, a empresa Asahi Foods, do Japão, foi acusada de biopirataria e de utilizar indevidamente o termo "cupulate" por meio de processos em diversos países do mundo. Com esses processos, a empresa foi obrigada a desistir do uso ilegal do nome "cupuaçu" e do termo "cupulate" .

 







Componente:
Antônio Mendes Junior
Clodomira Nickerson
 Emanoel Justi
Marcelo Maeta

Orientador:
Jorge da Hora



Nenhum comentário:

Postar um comentário