Região Sudeste: Maça
A maça é cultivada desde épocas remotas. Era plantado por toda a extensão do rio Nilo há mais de três mil anos. A macieira é encontrada ainda em estado selvagem em muitos países europeus, incluindo a Noruega. No Reino Unido a maça deve ter sido introduzida pelos romanos. Plínio, o velho, menciona vinte e duas espécies de maça. É considerada pelos europeus a rainha das frutas.
O suco de maça fermentado é a cidra, destilado é o conhaque de maça, o calvados, o vinagre de maça também muito usado. Um estudo britânico revela que o consumo de maça em altas quantidades protege os pulmões dos danos causados pelo fumo e pela poluição. A maça contém feniletilamina, que permite ao organismo humano liberar as mesmas sustâncias liberada durante o sexo, pela presença de feniletilamina endógena normal do nosso organismo.
A maça vem da Ásia Central e é árvore da região temperada. O cultivo da maça no Brasil deve ter começado no século 16, com as grandes navegações, porém foi mal sucedida. Recomeçou com a emigração alemã e italiana no sul do país, mas tinha caráter doméstico.
O primeiro registro de cultivo comercial data de 1926 no município de Valinhos, em São Paulo , Começaram com pesquisas e só 12 anos depois vieram às plantações. Outra iniciativa ocorreu em Bom Jardim da serra, santa Catarina, em 1940, cultivando uma variedade proveniente do Canadá:
As mais cultivadas no Brasil são:
1º Gala: Fruta pequena, firme, suculenta e adocicada, semi-precoce, sendo colhida em fevereiro.
2º Fugi: Fruta com polpa amarela esbranquiçada, firme, muito suculenta e doce. De origem japonesa, foi introduzido no Brasil no final dos anos 60 e encontrado clima ideal na região sudeste.
3º Golden Delicius: Fruta com polpa cor de creme, macia, suculenta e doce. De origem Norte americana. Tem melhor aceitação, mais esverdeada com tons amarelados, colhida em meados de março e tem um ciclo de 140 dias.
A maça contém 85% de água e em torno de 60 calorias por 100 gramas . O sabor característico da maça é devido à presença de açucares e a uma pequena quantidade de ácidos orgânicos, principalmente o málico. Esta fruta tem 2 componentes importantes: o potássio e a pectina um tipo de colesterol do sangue.
Livro: Frutas das Terras Brasileiras
Componentes:
Antonio Mendes
Clodomira Nickerson
Emanuel Justin
Marcelo Maeta
Orientação:
Jorge da Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário