segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Região Sudeste: Maça


   A maça é cultivada desde épocas remotas. Era plantado por toda a extensão do rio Nilo há mais de três mil anos. A macieira é encontrada ainda em estado selvagem em muitos países europeus, incluindo a Noruega. No Reino Unido a maça deve ter sido introduzida pelos romanos. Plínio, o velho, menciona vinte e duas espécies de maça. É considerada pelos europeus a rainha das frutas.


        Figura: Mapa da região sudeste

  O suco de maça fermentado é a cidra, destilado é o conhaque de maça, o calvados, o vinagre de maça também muito usado. Um  estudo britânico revela que o consumo de maça em altas quantidades protege os pulmões dos danos causados pelo fumo e pela poluição. A maça contém feniletilamina, que permite ao organismo humano liberar as mesmas sustâncias liberada durante o sexo, pela presença de feniletilamina endógena normal do nosso organismo.



Figura 2: Cesta de maças


   A maça vem da Ásia Central e é árvore da região temperada. O cultivo da maça no Brasil deve ter começado no século 16, com as grandes navegações, porém foi mal sucedida. Recomeçou com a emigração alemã e italiana no sul do país, mas tinha caráter doméstico.
   O primeiro registro de cultivo comercial data de 1926 no município de Valinhos, em São Paulo, Começaram com pesquisas e só 12 anos depois vieram às plantações.                 Outra iniciativa ocorreu em Bom Jardim da serra, santa Catarina, em 1940, cultivando uma variedade proveniente do Canadá:
As mais cultivadas no Brasil são:

1º Gala: Fruta pequena, firme, suculenta e adocicada, semi-precoce, sendo colhida em fevereiro.

2º Fugi: Fruta com polpa amarela esbranquiçada, firme, muito suculenta e doce. De origem japonesa, foi introduzido no Brasil no final dos anos 60 e encontrado clima ideal na região sudeste.

3º Golden Delicius: Fruta com polpa cor de creme, macia, suculenta e doce. De origem Norte americana. Tem melhor aceitação, mais esverdeada com tons amarelados, colhida em meados de março e tem um ciclo de 140 dias.

A maça contém 85% de água e em torno de 60 calorias por 100 gramas. O sabor característico da maça é devido à presença de açucares e a uma pequena quantidade de ácidos orgânicos, principalmente o málico. Esta fruta tem 2 componentes importantes: o potássio e a pectina um tipo de colesterol do sangue.



Livro: Frutas das Terras Brasileiras






Componentes:
Antonio Mendes
Clodomira Nickerson
Emanuel Justin
Marcelo Maeta

Orientação:
Jorge da Hora




Nenhum comentário:

Postar um comentário